Os avanços registados no ramo das tecnologias nos últimos anos, impulsionaram a evolução da Química Computacional, uma área da Química, que associa a informática e a Química Quântica.
Hoje, com o aparecimento de programas profissionais de Química, baseados em Métodos da Química Quântica Teórica, vários estudos foram divulgados em revistas especializados de Química.
O estudo dos compostos constituídos por um grande número de elementos, constitui um desafio económico e precisa de muito tempo, mas com o surgimento da Química Computacional, o mundo da pesquisa em química ganhou uma ferramenta muito valiosa, pois, já se consegue reduzir não apenas o custo de ensaios, mas também o tempo.
As propriedades físico-químicas, indispensáveis para determinar ou predizer os produtos que podem ser formados numa determinada reacção podem ser obtidas através dos Métodos de Cálculo da Química Teórica (MCQT), com destaque para uso dos métodos semi-empíricos, Ab Inition e Mecânica Molecular.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZr_SNPf2_XMhjtO32CAmA9ZjwaJk3AuJ9m9Y6pIUSmN1Nz1DhFs28kgnmAEs7fGrUlOGBwY-7AZ6wvPFRkNnqFubnrDxnRD1e0qdNCWhCVjDlj980eZ4s4BusK0thlk2l38P4jjAEjYc/s400/Imagem2.png)
Estrutura tridimensional da 5-(4-Dimetilaminobenzilideno) Rodanina
(Fonte: André Nlandu, 2014)
Por exemplo, a partir da estrutura acima, desenhada no programa Chem3D Ultra 8.0, pode-se calcular teoricamente as distâncias interatómicas, os ângulos de ligação, a densidade de cargas negativas e positivas, entre outras propriedades físico-químicas de interesse para o estudo da molécula.
Entretanto, deve-se ter o cuidado de escolher o método adequado para determinar essas propriedades, pois, alguns subestimam e outros superestimam as propriedades de certos elementos químicos e os dados obtidos sempre devem ser confrontados com a literatura.