terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mbanza Kongo, vestígios da Capital do Antigo Reino do Kongo



Guia do turista


Este guia, foi elaborado pelo autor deste Blog, permite ao  usuário de conhecer melhor a cidade de Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo, actual capital da Província do Zaire, cujo seu passado está intimamente ligado ao exercício dos poderes político, económico e cultural no antigo Reino do Kongo,  desde a sua fundação no século XIII. É uma fonte de informação prática para quem é apaixonado pela aventura.




Boa descoberta!




1. A cidade de Mbanza Kongo no tempo e no espaço


Mbanza Kongo, foi precisamente numa colina com 12 fontes de águas ao seu entorno que o Rei Nimi-a-Lukeni, o fundador do poderoso e importante Reino do Kongo, no século XIII, descobriu e decidiu instalar a capital do seu Reino nesse lugar.  Com a presença dos portugueses (Século XV), Mbanza Kongo conheceu sucessivamente novos nomes, desde de N'kumba a Wungudi, Mpemba, Kongo Dya Ntotela e São Salvador do Kongo.

A posição geográfica de Mbanza Kongo, confere-lhe um caráter particular,  dando-lhe também algumas vantagens que não devem ser ignoradas. Localizada no Norte de Angola, próximo da República Democrática do Congo,  República do Congo Brazzaville e República Gabonesa, que integravam o antigo Reino do Kongo. 

Do ponto de vista infraestrutural e económico,  Mbanza Kongo possui edifícios novos, onde funcionam os serviços administrativos do Estado,  casas comerciais, farmácias, supermercado, agências bancárias,  hotéis,  pensões e restaurantes, que permitem alavancar o crescimento económico da localidade. 

A população actual da cidade é de 173.850 habitantes.



2. Mbanza Kongo, um sítio patrimonial por excelência. 


Rica em suas tradições, sua cultura e no dinamismo dos seus habitantes,  Mbanza Kongo pode ser considerada, hoje, como uma das cidades de Angola com os melhores sítios históricos. 

O percurso das ruas, a observação de novos projectos de construção de edifícios e  a presença de monumentos e locais históricos,  demonstram a simbiose entre as expressões culturais que vivem e evoluem no meio urbano.

As ruínas do  Kulumbimbi (Sê Catedral de São Salvador do Kongo no século XVI),  localizadas no centro da cidade, constituem a caixa postal da Província, elas  testemunham a penetração do cristianismo em Angola e o estabelecimento das relações entre o antigo Reino do Kongo com Portugal,  Espanha,  Holanda e Vaticano. Contudo, a idade deste bem cultural,  coloca desafios evidentes para a sua conservação,  mas também tributários da política do património.

Facto importante, Mbanza Kongo é a única cidade de Angola,  inscrita na Lista do Património Cultural da Humanidade. Ela dispõe de um Museu,  duas Bibliotecas, e uma dezena de sítios e monumentos históricos.



MUSEU DOS REIS DO KONGO

Museu dos Reis do Kongo ( casa construída em 1901), fechado por causa do COVID-19.

TADI DYA BUKIKWA 


Tadi dya Bukikwa (ruínas do Palácio dos Reis do Kongo),  sítio arqueológico 
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE MBANZA KONGO 
Administração Municipal de Mbanza Kongo, aberta de Segunda a sexta-feira, das 8h00 a 15h30


YALA NKUWU


Yala Nkuwu "Árvore Sagrada", monumento histórico, localizado no recinto do Museu dos Reis do Kongo. 


CEMITÉRIO DOS REIS DO KONGO 

Cemitério dos Reis do Kongo, as visitas só ocorrem antes ou depois do meio-dia.


EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 

Feira Agrícola, o mercado informal das 15 casas é o local ideal para adquirir os produtos agrícolas locais.




RUA DOS MONUMENTOS


É nesta Rua dos Monumentos onde estão localizados vários monumentos históricos.


MEMBROS DO TRIBUNAL TRADICIONAL 

Autoridades Tradicionais da Corte Real do Antigo Reino do Kongo (Tribunal Tradicional), fechado por causa do COVID-19.



Grupo de Dança Tradicional "Zola", o grupo da cidade que anima a presença dos visitantes



RUÍNAS DE KULUMBIMBI


Kulumbimbi ( construída em 1491), espaço aberto.


Para mais informações entre em contacto através de:

Tel.: (+244) 926090797
E-mail: andrnlandu@gmail.com

Publicação em destaque

Mbanza Kongo, vestígios da Capital do Antigo Reino do Kongo

Guia do turista Este guia, foi elaborado pelo autor deste Blog , permite ao  usuário de conhecer melhor a cidade de Mbanza Kongo, ca...